Começou a transição de governo
Em entrevista exclusiva na manhã de hoje (28) ao apresentador Dirlei Silva, no programa Agito Geral, o prefeito eleito Paulo Roberto Eccel falou do encontro mantido nas tarde de ontem com o prefeito Ciro Roza, para tratar da transição de governo, e das medidas a serem postas em prática a partir de janeiro próximo.
Um dos destaques abordados por Paulo foi como irá receber, juntamente com o vice, Farinha, a administração municipal quando assumir o posto maior da municipalidade. Paulo espera ter acesso a informações a respeito de contratos e convênios em andamento, assim como a atual estrutura de governo, com detalhes sobre os cargos efetivos e comissionados por área (quem são, o que fazem e quanto ganham).
Outra dúvida está relacionada com o endividamento da prefeitura. Nem mesmo o prefeito Ciro sabe o atual montante pendente para pagamento imediato. Paulo espera que a indicação de César Zanon, atual secretário municipal de Finanças e a quem caberá manter contato com a equipe de transição, sirva de ‘ponte com a futura administração. Hoje (28) deverá ser agendado um primeiro encontro.
Paulo espera que a troca de informações seja "imediata", para que sua equipe possa iniciar imediatamente os trabalhos de montagem do próximo governo. Outra questão que preocupa a futura administração está relacionada com a inadimplência da prefeitura junto a órgãos federais. "É preciso limpar o nome da prefeitura", destaca Eccel.
Para ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal terá repercussão em Brusque. Ainda em relação a divida municipal, Paulo sabe que só terá informações detalhadas no final do ano, quando tiver acesso detalhado aos números da atual administração. Uma profunda auditoria, que será posta em prática pela futura administração em todas as camadas da prefeitura, provavelmente ajudará a sanar as dúvidas.
A população, segundo Paulo Eccel, sabe dos desafios a serem encarados pela nova administração nas mais diferentes áreas. E para tentar acelerar o processo de reconstrução da cidade, Paulo anunciou que a partir de janeiro a prefeitura volta a atender em horário normal, ou seja, de manhã e à tarde. "O nosso (PT e PP) compromisso é resolver os problemas de Brusque", garante o novo prefeito.
Para refazer a frota municipal, que está sucateada, a futura administração pretende investir os recursos arrecadados com o IPTU de 2009. Paulo espera ter ajuda emergencial da população e de empresários, além de convênios com municípios vizinhos, para recuperar a cidade. Para refazer os asfaltos danificados, Eccel espera formalizar um convênio com a prefeitura de Itajaí, que possui uma usina própria, de modo a agilizar o processo.
Quanto ao Poder Legislativo recém-eleito, Paulo Eccel diz que a relação com o Executivo "será de respeito", acabando com o ciclo do que foi "uma espécie de capachismo". Em conversas já mantidas com alguns dos vereadores eleitos, Paulo revelou ter percebido uma vontade de colaboração por parte deles.
"O nosso governo é para Brusque. Aprendemos com os erros dos outros para errar o mínimo", encerrou Paulo Eccel.



